top of page
  • Rofer Eventos

TIROL CONFIRMA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE EM IPIRANGA

A Tirol irá investir R$ 70 milhões para construir fábrica de processamento e industrialização de leite e derivados



PARA SELSKI, A PLANTA INDUSTRIAL VAI GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO E OFERECER OPORTUNIDADE DE TRABALHO E RENDA PARA A POPULAÇÃO.

Em meio as reivindicações e protestos dos moradores solicitando melhorias nas estradas rurais e a recomendação da Promotoria de Justiça para que a Câmara de vereadores tome providências sobre eventual ato de improbidade administrativa na ampliação dos cargos comissionados no município, a prefeitura de Ipiranga começou a semana com uma boa notícia.

Depois de um ano e meio de negociações com o governo estadual, a empresa de laticínios Tirol confirmou a construção de uma nova unidade, que irá gerar 153 empregos diretos para os ipiranguenses. O investimento total no empreendimento será de R$ 70 milhões.

O prefeito Roger Selski (PR) comemora a vinda da empresa para o município que tem 119 anos de existência e apenas 15 mil habitantes. Para Selski, a planta industrial vai garantir o desenvolvimento do município e oferecer oportunidade de trabalho e renda para a população. “Os jovens que foram morar em outras cidades em busca de empregos e melhores condições de vida, agora podem voltar”, afirmou.

A vinda da empresa de laticínios para Ipiranga conta com o apoio do programa Paraná Competitivo, que irá conceder alguns benefícios fiscais para instalação da fábrica de processamento e industrialização de leite e derivados.

A unidade da Tirol terá capacidade inicial para produzir até 600 mil litros de leite por dia. A meta é atingir uma produção de 2 milhões de litros por dia até 2018. Atualmente a produção do grupo no país é de 2,5 milhões de litros diários.

Fundada em setembro de 1974, a Laticínios Tirol comemora 40 anos de atividades com o anúncio da nova fábrica no Paraná. Segundo o diretor de Logística e Suprimento da empresa, Fábio César Desch, a localização de Ipiranga e o apoio do Estado e o número de produtores de leite in natura foram fatores decisivos para a instalação da indústria.

Hoje, a empresa possui três unidades do setor de laticínios: duas em Treze Tílias (sede da matriz) e uma em Chapecó.

Negociações

Em entrevista à Najuá em setembro de 2013, quando já era dada como certa a instalação da unidade da Tirol em Ipiranga, o secretário de Indústria e Comércio do município, Silvio Américo Palmieri, relatou que o município havia conseguido comprovar que os recursos hídricos e estruturais ofertados poderiam atender as demandas que a Tirol necessitava. Na oportunidade, o secretário ainda enfatizou que a ideia era transformar a cidade num polo industrial e agroindustrial.

Para Palmieri, os fatores que contribuíram para a escolha de Ipiranga foram à localização, que possibilita a interligação com várias regiões do estado, o rio Tibagi (principal manancial da cidade) e a estrutura do município.

O secretário disse na época que a instalação da unidade não era uma vitória de Ipiranga sobre os outros concorrentes, entre eles cinco municípios do Paraná (Castro, Ipiranga, Irati, Ponta Grossa e União da Vitória). “Vitória da região inteira que vai se desenvolver. Não é uma vitória de A, B ou C. Será usada a bacia leiteira da região para poder suprimir a necessidade”, comemora.

Irati pleiteou vinda da Tirol

O prefeito Odilon Burgath e integrantes da administração municipal chegaram a visitar a sede da Tirol em Treze Tílias/SC, pois Irati era uma das cidades postulantes para receber a nova unidade da empresa de laticínios. Um vídeo foi produzido e entregue aos diretores da empresa mostrando as potencialidades do município.

Em nota publicada em seu facebook, no dia 19 de julho de 2013, Odilon agradeceu o apoio das secretarias envolvidas na elaboração do projeto que foi encaminhado para a empresa Tirol mostrando a infraestrutura de Irati.

O prefeito também reiterou que o município atendeu todos os requisitos solicitados pela empresa, entre eles a oferta de uma área de 40 alqueires próxima à localidade de Rio Preto, na PR-364, com vazão de aproximadamente 300 milhões de litros de água por dia. Porém, segundo Odilon, os conselheiros da Tirol optaram por escolher Ipiranga para receber a nova unidade, pois “ficaram fascinados com o Rio Tibagi, sendo este fator preponderante para sua a decisão. Infelizmente, não possuímos um rio desse porte na nossa cidade”.

O pronunciamento de Odilon já indicava que a empresa escolheria Ipiranga para sediar sua nova sede.

Fonte: Edairy News

bottom of page