Buscar
  • Fischer Comunicação

Queijos de leite de ovelha produzidos em São Francisco de Paula ganham mercado estadual


A queijaria À Pastorícia, de São Francisco de Paula/RS, acaba de receber o selo do Sistema Unicado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que garante a venda da produção para todo o Estado. O empreendimento é liderado pelos irmãos Daniela Fonseca e Rafael Fonseca ao lado do patriarca da família Paulo Georges da Fonseca.


O queijo especial produzido pela família é feito exclusivamente com o leite do rebanho de cerca de 200 ovelhas, que vivem livremente no campo. A receita é francesa e resulta em um queijo maturado com mofo branco, de sabor suave e cremosidade única. O sabor lembra queijos como o brie, diferenciando-se bastante dos queijos normalmente vendidos na Serra.


Selo Susaf


O prefeito de São Francisco de Paula Marcos Aguzzolli e os secretários Rafael Marques e Rafael Castelo Costa entregaram o certificado em uma cerimônia, que também contou com um grupo de 20 produtores franceses, que visitavam a propriedade para aperfeiçoamento de técnicas de produção.


Atualmente, o número de queijarias de São Francisco de Paula, que contam com autorização para venda a nível estadual, chega a cinco, entre queijo colonial, queijo serrano e agora, queijo de leite de ovelha.


Produção


Médica veterinária, Daniela sempre trabalhou com ovinos e caprinos. Mas foi a partir de um evento técnico em Chapecó, que ela decidiu investir no rebanho de ovinos leiteiro. Assim começou "do zero", como ela diz, a concepção da agroindústria para a produção do queijo até a obtenção do selo. Foram dois anos de trabalho. A partir de maio do ano que vem, quando as ovelhas entram em lactação, Daniela pretende ampliar a variedade de tipos de queijos produzidos.


As informações são do Jornal NH.

3 visualizações

Vendas e informações

11 2730 0522

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

Quero expor

MAPA DO SITE