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OS LATICÍNIOS CIRCULARES E A RECONQUISTA DO CONSUMIDOR


Ao adotar práticas sustentáveis, com foco na qualidade, rastreabilidade e bem-estar animal, a produção circular de leite pode reconquistar a confiança do consumidor consciente, que busca sua própria redenção ao contribuir para um futuro mais sustentável e responsável.

Esse conceito é um modelo de produção que busca reduzir o desperdício, minimizar o uso de recursos e aplicar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor de um produto.

No caso dos lacticínios, isto significa aplicar práticas sustentáveis e amigas do ambiente em todas as fases, desde a produção primária, transformação e comercialização até ao consumo e tratamento de resíduos.

O conceito de leite circular associado aos produtos lácteos é, sem dúvida, a chave para reconquistar os consumidores que os abandonaram por considerarem que a sua inclusão nas suas dietas contribuía para maus tratos a animais e práticas anti-ecológicas; apostando na redução da pegada ambiental, com práticas agrícolas mais sustentáveis, redução de resíduos e menor dependência de recursos naturais finitos.

Atualmente, não pode faltar uma maior transparência e rastreabilidade para um consumidor exigente e preocupado com a forma como os seus alimentos são produzidos, o que é promovido pela economia circular.

O acesso a informações pormenorizadas sobre a cadeia de abastecimento do leite e dos produtos lácteos reforçaria a confiança e permitiria aos consumidores tomar decisões informadas e conscientes sobre as suas compras, criando simultaneamente uma ligação com a empresa que as produz.

O bem-estar dos animais foi durante algum tempo a ponta de lança dos activistas contra o consumo de proteínas animais. Por mais que tentemos, é muito difícil reverter a marca que eles deixaram no imaginário popular.

Sabemos que as vacas leiteiras são criadas e tratadas em condições adequadas, mas os consumidores precisam de provas de que a ética e o bem-estar animal serão factores decisivos nas suas escolhas de compra. Algumas empresas já estão a certificar este aspeto.

A inovação na utilização de ingredientes e a criação de novos produtos podem ser atractivas para os consumidores. Um exemplo disso é o soro de leite, um resíduo da queijaria que durante muito tempo foi apenas um efluente problemático e que hoje, para além de ser um suplemento nutricional, faz parte de uma infinidade de preparações alimentares.

A produção circular de leite também estimula a produção e o consumo locais, e os consumidores apreciarão o facto de se sentirem nobres ao apoiarem os agricultores e as empresas locais.

Os consumidores vão querer contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais, criando uma ligação mais estreita entre produtores e consumidores, criando o tão esperado laço de apreço entre o campo e a cidade.

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