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AIMS: o que é o novo esquema rastreabilidade do leite para laticínios britânicos?


O Reino Unido conta agora com um novo esquema de garantia. Chamado de Assured Integrated Milk Supplier (AIMS), o novo esquema visa garantir a rastreabilidade na cadeia de abastecimento de leite para aqueles que compram leite de fontes não diretas.

Mas é obrigatório, e quem pode aderir?

O AIMS funcionará junto com o Red Tractor e do Dairy Transport Assurance Scheme (DTAS) e está aberto a qualquer laticínio que compre e comercialize leite com outros laticínios na Grã-Bretanha.

Lançado e administrado pela Dairy UK, os membros fundadores do esquema incluem Arla Foods UK, First Milk, Glanbia Cheese, Meadow Foods, Lactalis e Muller Milk & Ingredientes. O esquema funcionará em caráter piloto até janeiro de 2024.

Anunciado na feira Dairy-Tech deste ano, o AIMS promete "preencher uma lacuna existente" nos esquemas atuais de garantia e indústria. “As empresas de laticínios precisam comercializar leite entre empresas com vários benefícios, como equilíbrio de curto e longo prazo, gerenciamento de cenários operacionais, redução de milhas de leite, garantia de conformidade com tipos de leite regionais, pegada ambiental reduzida e necessidades comerciais. Isso pode ser na forma de compra direta, acordo de troca ou transporte integrado”, explicou um porta-voz da Dairy UK.

“O leite comercializado dessa maneira é feito de acordo com as especificações acordadas, com a garantia do Red Tractor e o Dairy Transport Assurance Scheme sendo um pré-requisito como parte disso. No entanto, existem outros pontos de controle de qualidade e gestão de garantia operados dentro da cadeia de abastecimento por laticínios que garantem que o leite fornecido seja de boa qualidade. Por exemplo, sistemas de teste e pagamento de um plus e, mais recentemente, uma série de requisitos de sustentabilidade.”

O esquema é, portanto, projetado para capturar esses pontos adicionais de gerenciamento e encorajar os laticínios a se tornarem “fornecedores seguros”, para que os laticínios receptores saibam que qualquer leite comprado, independentemente de sua origem, atende a um padrão comparável ao de seu próprio leite. “Isso criará um pool garantido de leite que significa que as empresas podem negociar livremente com confiança”, disse o porta-voz.

Mas o AIMS não será obrigatório nem será vinculado diretamente à cadeia de rastreabilidade do Red Tractor. No entanto, a Dairy UK disse que a Red Tractor foi 'totalmente informada' sobre o AIMS e as duas equipes trabalharão de perto em áreas como rastreabilidade, 'onde há benefícios mútuos e oportunidades de desenvolvimento para ambas as partes'. “Pretendemos convidar empresas como a Red Tractor para se tornarem membros associados para consolidar as comunicações entre as duas organizações”, disse o porta-voz da Dairy UK.

O AIMS será financiado por seus membros em uma abordagem escalonada para refletir diferentes tamanhos de negócios. Haverá uma taxa anual para cobrir os custos de suporte de secretaria, administração do esquema, desenvolvimento e manutenção do site e outras despesas gerais. Não haverá taxa de adesão.

“Todos os membros terão que realizar uma auditoria anual por um auditor externo e independente”, disse o porta-voz da Dairy UK. “O custo da auditoria anual é acordado entre a empresa e o auditor, em um valor negociado pelo comitê em nome de seus membros. Qualquer empresa que aderir ao esquema será classificada como “candidata” até que uma auditoria seja concluída, momento em que se torna totalmente segura, após um resultado bem-sucedido.”

O esquema também terá um código de prática que as empresas participantes terão de cumprir e ser auditadas. Seu conteúdo é segmentado em quatro categorias principais: Qualidade do Leite, Garantia da Fazenda, Rastreabilidade e Sustentabilidade. “O código não prescreve como uma empresa de laticínios gerencia um item, mas exige que: eles tenham uma política, procedimentos documentados, resultados compatíveis e evidências de que isso está funcionando em seus negócios”, disse o porta-voz.

Durante 2023, o AIMS funcionará em caráter piloto, antes de um lançamento em 2024. “O feedback será contínuo no primeiro ano, entre as empresas de laticínios, o auditor e o Comitê de Gestão, com reuniões trimestrais definidas para compartilhar feedback e aprendizados”, disse o porta-voz. “Qualquer atualização ou refinamento do esquema será abordado no quarto trimestre de 2023, para definir o padrão e o processo em preparação para o lançamento em 2024.”

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Fonte: MilkPoint.

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