Buscar
  • Forlac

UltraCheese consolida crescimento no balanço semestral


Ao fechar o primeiro semestre de 2022, a UltraCheese tem boas notícias para compartilhar com o mercado. A plataforma registrou o maior faturamento bruto desde a sua criação, impulsionada por vendas recordes de todas as marcas que compõem o portfólio: Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy.

Um motivo de comemoração, principalmente em um cenário de queda de captação de leite enfrentado pelas indústrias de lácteos, caracterizado pela redução de 10,3% na aquisição de leite cru em comparação ao primeiro trimestre de 2021 e efeitos climáticos influenciados pela La Niña, que prejudicaram a safra do Sul do Brasil (conforme dados da Estatística da Produção Pecuária, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE).

“Tivemos os maiores preços de leite da história do Brasil no primeiro semestre, e há uma pressão muito grande de margem em virtude dos custos de frete, insumos e embalagem”, analisa Edson Martins, COO da UltraCheese.

Soma-se a isso a redução do poder de compra da população: entre março de 2021 e março de 2022, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) teve alta de 11,3%, o maior dos últimos cinco anos. “O primeiro semestre foi bastante desafiador para o segmento lácteo. Para alcançar um resultado tão expressivo, procuramos ampliar a eficiência na cadeia produtiva”, complementa Martins.

Faturamento bate recorde de 2021

O faturamento recorde da UltraCheese segue a máxima de que a união faz a força. “A consciência dos valores e da cultura corporativa são fundamentais para a sinergia das equipes nos processos produtivos e de gestão. Essa convergência, em muito decorrente da qualificação e do potencial das pessoas, permitiu agilidade e assertividade na execução de diversos projetos e ações”, cita Martins.

Ao investir em qualidade e diversidade de produtos em todas as categorias de queijos, a companhia consegue alcançar novas fatias de mercado com diferenciação e preços competitivos, desde o muçarela, manteiga e requeijão do café da manhã, passando pelos queijos nobres e finos como Brie, Gorgonzola, Gruyère e exclusivos como Santo Casamenteiro e Azul de Minas, até queijos de requinte feitos com leite de búfala.

As marcas que integram a plataforma UltraCheese tiveram um incremento em suas performances: a Búfalo Dourado teve o segundo maior faturamento bruto da história; a Cruzília seguiu dinâmica parecida (com o segundo maior faturamento bruto desde junho de 2021); a Itacolomy registrou, respectivamente, o primeiro e o segundo maior faturamento da marca (em maio de 2021 e de 2022), e a Lac Lélo, que já havia batido o recorde de faturamento em março deste ano, teve em maio seu segundo melhor mês de 2022.

Novos produtos e fortalecimento de marcas

“Na conta final, a UltraCheese teve resultados bem acima da média do mercado nos seis primeiros meses. Quando comparado ao primeiro semestre do ano passado, a plataforma cresceu 9% no faturamento e mais de 11% no resultado”, diz Adriano Doré, CFO da UltraCheese.

“Acredito que seja o reflexo de decisões acertadas que envolvem cada uma das marcas que compõem a plataforma. Estamos buscando oferecer sempre mais qualidade, da origem ao final da cadeia, para ter produtos competitivos”, analisa o COO da UltraCheese Edson Martins.

Da porta para dentro, a gestão de mix foi fundamental para se adequar à realidade atual de mercado e novos hábitos de consumo. A revisão de portfólio, bem como novos formatos de embalagem, adequação das categorias aos canais de venda, melhoria dos processos produtivos, retiradas de linha, extensões e lançamentos de produtos contribuíram para aumento das vendas e fortalecimento das marcas.

Recentemente, a Itacolomy passou por um rebranding, combinando a tradição centenária com um visual contemporâneo, além da extensão da linha queijos cotidianos com os novos Queijo Prato e Muçarela Fatiados; enquanto que a Cruzília lançou o Serra da Mantiqueira, Minas Meia Cura e Brie Aperitivo (merecem destaque as recentes premiações obtidas no Minas Láctea 2022, com a conquista do 1° lugar na categoria Queijo Provolone, e do 3° lugar nas categorias Gouda, Gorgonzola e Produto Inovador, com o queijo Barão de Minas). A Búfalo Dourado, por sua vez, alcançou resultados inéditos com a burrata, e a Lac Lélo ampliou as exportações para os Estados Unidos por meio de parcerias estratégicas.

Novos direcionamentos em pauta

Para seguir acelerando o crescimento, algumas medidas estão em pauta. A revisão estrutural e do organograma, eliminando redundâncias estruturais e otimizando departamentos corporativos e fornecedores, além da transformação das unidades fabris em centros de especialidades e a habilitação para exportação das unidades de Cruzília/MG e Trindade/GO.

Outra importante iniciativa é o Plano de Originação, que visa aproximar ainda mais a indústria dos produtores de leite, com diversos projetos para melhoria de qualidade da matéria-prima e desenvolvimento sustentável das propriedades.

“Entendemos que os impactos impostos pela economia, especialmente sobre a atividade leiteira, devem ser combatidos de maneira conjunta. Este desafio é tanto da indústria quanto do produtor, por isso estamos ainda mais próximos dos nossos fornecedores para identificar as oportunidades de melhoria. Nosso papel é também o de ajudar o produtor de leite na gestão e nas práticas para aumentar a produtividade e rentabilidade das propriedades. Todos os elos são beneficiados e fomentamos o crescimento mútuo”, diz Fernando Bertoti, Diretor Industrial e de Originação da UltraCheese.

Também a revisão e o aperfeiçoamento dos processos e procedimentos, envolvendo a padronização dos sistemas e novas implementações decorrentes do projeto de digitalização corporativa, entre elas a adoção da plataforma Sales Force.

Destaque ainda para os planos de captação e retenção de talentos, bem como iniciativas de governança e ESG, englobando o Projeto de Certificação FSSC 22000, a obtenção do Certificado Selo Verde-Energia Limpa e do Certificado Eu Reciclo-Logística Reversa de Embalagens, mais as obras da Unidade de Concentração de Soro em Cruzília/MG e São João do Oeste (SC).

“Todas estas realizações e iniciativas credenciam a UltraCheese a um desempenho ainda melhor no segundo semestre e atestam a credibilidade e excelência do trabalho realizado, consolidando a plataforma entre os principais players do mercado lácteo nacional”, encerra Martins.

As informações são da Assessoria de Imprensa, adaptadas pela equipe MilkPoint.

5 visualizações0 comentário