top of page
  • Rofer Eventos

Transporte marítimo de leite em pó bate recorde no Brasil


O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de leite do Brasil, com aproximadamente 13% de toda a produção nacional, e a comercialização de derivados do lácteo se destaca. Segundo a Emater-RS, o estado produz 4,5 bilhões de litros de leite/ano.


A produção leiteira no estado cada vez mais especializada e moderna, se destaca nacionalmente pelas condições climáticas favoráveis, qualidade genética do rebanho, possibilidade do cultivo forrageiro de inverno e verão de excelente qualidade, além da mão-de-obra familiar.


A Wilson Sons — empresa de navegação brasileira com sede em Hamilton, Bermudas — registrou, no primeiro semestre de 2021, a maior movimentação do produto para outros estados na história do Tecon Rio Grande. O terminal de contêineres alcançou 542 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados.


Por meio de cabotagem (transporte marítimo dentro da costa do próprio país), os destinos da mercadoria foram Pernambuco, Bahia e Amazonas através dos portos de Suape, Salvador e Manaus, respectivamente. O crescimento foi de 129,6% no semestre em volumes totais, com acréscimo de 306 TEU na comparação ao mesmo período de 2020.


Para Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, os resultados de movimentação de leite em pó para estados do Nordeste e Norte do país obtidos pelo terminal são animadores. De acordo com Bertinetti, a modalidade de cabotagem adequa-se perfeitamente a este tipo de carga, pois permite que produtores atinjam novos mercados dentro das fronteiras do próprio país, contando com duas saídas semanais do Rio Grande e ligação com os principais portos brasileiros.


"A cabotagem é um tipo de operação que leva a carga gaúcha para demais estados do Brasil, e o Tecon Rio Grande concentra todas as condições de estrutura para oportunizar que mais negócios sejam feitos através do nosso terminal".


As informações são da Wilson Sons, publicadas no MilkPoint.


bottom of page