Buscar
  • Fischer Comunicação

Santa Clara, tradição de mais de um século


Pelo décimo ano consecutivo a Cooperativa Santa Clara é a marca mais lembrada na categoria Queijos do Top Of Mind, desde a inserção da categoria na pesquisa, publicada pela Revista AMANHÃ há três décadas.


A Santa Clara, a mais antiga cooperativa de laticí­nios em atividade no país, carrega em cada um de seus produtos a tradição de mais de 100 anos de história. Atualmente conta com três plantas de processamento de leite no Rio Grande do Sul, uma em Carlos Barbosa, e as demais em Casca e Getúlio Vargas.


A qualidade de cada item é garantida pelo cuidado durante todo o processo de produção, que vai desde a propriedade dos associados, passa pela indústria até chegar à mesa dos consumidores de todo o Brasil. Apenas no ano passado foram recebidos pela Coope­rativa 289 milhões de litros (média 791 mil litros por dia). Hoje, a Santa Clara conta com um mix de 360 produtos – 80 deles são diferentes variedades de queijos. A linha é composta por queijos nobres, maturados, especiais, filados, frescais e ralados, inclusive opções que aten­dam às necessidades específicas dos consumidores de light, redução de sódio e zero lactose.


O resultado de todo esse trabalho é reconhecido através de premiações. Pelo décimo ano consecutivo a Cooperativa Santa Clara é a marca mais lembrada na categoria Queijos do Top Of Mind, desde a inserção da categoria na pesquisa, publicada pela Revista AMANHÃ há três décadas. A mais recente unidade de laticínios está locali­zada em Casca. Inaugurada em 15 de julho de 2019 com um investimento de R$ 130 milhões. O projeto possui 22 mil metros quadrados e capacidade total de industrializar 600 mil litros por dia, iniciando com processamento de 300 mil litros por dia. A princípio, o espaço é utilizado para produzir todas as versões de leite UHT: integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose. Ainda tem potencial futuro para produ­zir derivados, como achocolatados e creme de leite UHT. No momento conta com 150 funcionários, entre diretos e terceirizados.


Em 2020, a Santa Clara completou 108 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente, através de seus mais de 5 mil associados, em mais de 135 municípios gaúchos. Atualmente pos­sui um mix de mais de 360 produtos, entre laticínios, frigorífico, doces e sucos.


Além do compromisso de produzir com qualidade, a Santa Clara é comprometida com a sustentabilidade ambiental. Assim, há 10 anos, a Cooperativa utiliza energia limpa e totalmente renovável, fato que gerou uma redução de 12,8 mil tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente). Apenas no ano de 2019 reduziu-se 1,9 mil tonelada de CO2 e a previsão é chegar a 90% de energia renovável adquirida pela Cooperativa até o final de 2021.


Preocupada com as comunidades onde está inserida, desde 2016, a Cooperativa desenvolve o projeto Plantando o Bem, estimulando a adoção uma alimentação saudável e sustentável para crianças e adolescentes. A ação ocorre em parceira com as escolas onde são desenvolvidas oficinas sobre alimentos e benefícios, gastronomia, chás, além do plantio de hortas. Já foram atendidos 12.600 alunos de 100 escolas em 16 municípios gaúchos.


Seguindo o propósito de ser a Cooperativa, diversificar seus negócios e atender seus associados, a Santa Clara conta também com Frigorífico Suíno, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial e 27 lojas entre supermercados, mercados agropecuários e farmácia em 27 municípios do interior do Rio Grande do Sul.


Fonte Amanhã

2 visualizações

Vendas e informações

11 2730 0522

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

Quero expor

MAPA DO SITE