Buscar
  • Forlac

RJ: qualidade do leite é foco de ações do Senar


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar Rio) realizou uma reunião com objetivo de alinhar os programas e ações voltadas para a qualidade do leite nas propriedades rurais fluminenses, a serem desenvolvidas juntamente aos laticínios e Sindicatos Rurais.


Foram apresentados os resultados do Programa de Monitoria da Qualidade do Leite, implantado desde setembro do ano passado, com atendimento de 252 produtores rurais em parceria com 10 laticínios e 11 Sindicatos Rurais.

Mauricio Salles, Assessor técnico do Senar Rio, pontuou os benefícios que o Programa oferece ao produtor rural:

“O Monitoria da Qualidade do Leite é um Programa que o Senar Rio oferece ao produtor para que ele cumpra as exigências das Instruções Normativas 76 e 77 e possibilite também uma melhoria na sua renda. Hoje, com os programas de qualidade, para alguns laticínios e cooperativas a redução da CPP e da CCS representam mais de R$0,20 por litro de leite, o que é muito considerável. Sem falar da redução da mastite, que você diminui os gastos com antibióticos, já que é proibida a venda de leite com resíduo de antibiótico. Então, o nosso trabalho vem para ajudar o produtor nesse sentido.”


Além dos resultados já obtidos, foram divulgadas também duas novas ofertas: o Programa de Controle de Mastite e Redução da CCS e o Programa de Boas Práticas Agropecuárias. Estes programas têm por finalidade atender as demandas dos laticínios referentes as exigências do Plano de Qualificação de Fornecedores do Leite (Mapa).

As informações são do CNA Brasil, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

1 visualização0 comentário