top of page
  • Rofer Eventos

O queijo Minas Frescal e seu lugar de destaque no mercado lácteo


Quando falamos em Minas Gerais é quase impossível não mencionar o queijo e as deliciosas receitas que podem ser feitas com ele, seja em lanches, junto com os mais variados tipos de pães ou mesmo sozinho acompanhado de um bom café. Presente na vida e nas mesas de muitos brasileiros, o Queijo Minas Frescal é admirado por ser nutritivo, saudável, levemente macio e possuir um sabor incomparável.

Produzido por pequenos negócios familiares e fabricado em larga escala por indústrias equipadas com maquinários de alta tecnologia, o produto vem ocupando seu lugar no mercado, sendo um dos queijos mais consumidos no Brasil.

O queijo Minas Frescal é fabricado por um processo extremamente delicado, aonde o cuidado vai desde a obtenção do leite até ao consumidor final. O processamento exige atenção e cuidado ao corte dos grãos, à mexedura e a enformagem. O queijo não é prensado, a junção dos “grãos” ocorre pela ação da gravidade, o que faz com que sua textura seja macia, suculenta e com presença de soro.

Em se tratando de soro, ao contrário do que muitos acham, ele não indica má qualidade. O soro é gerado por um processo natural que se inicia desde a enformagem do queijo até o fim de sua validade. A presença do soro garante o frescor e o sabor do produto, além de ser altamente rico em proteínas.

O processo de salga pode ser feito de várias maneiras: diretamente na massa antes da enformagem, por cima do queijo depois dele pronto ou por submersão em salmoura. Este, é o mais utilizado pelas grandes empresas, onde o queijo fica submerso dentro de um tanque apropriado com água e sal (salmoura).

A cadeia do frio é um dos principais desafios das indústrias que trabalham com esse tipo de produto. Considerando que o Minas Frescal é um queijo de muita alta umidade a manutenção do frio é essencial para que suas características físicas e sensoriais sejam mantidas.

Por ser tratar de um produto altamente perecível e delicado, todas empresas que se aventuram neste ramo possuem rigorosos padrões de qualidade, além de uma estrutura bem específica e focada neste tipo de alimento.

Conforme a pesquisa feita pela Data Mark em 2021/2022, entre tantos outros fabricantes industriais, apresenta o Laticínios Monte Celeste como o maior fabricante de Queijo Minas Frescal do Brasil. Fundada em 1999, a empresa está localizada no Distrito de Monte Celeste pertencente ao município de São Geraldo/MG.


As informações são da Assessoria de Imprensa dos Laticínios Monte Celeste, adaptadas pela equipe MillkPoint.

bottom of page