Mesmo liberados desde maio, só agora foi acordado o certificado pela autoridade competente mexicana, com o Ministério da Agricultura brasileiro para que os laticínios possam começar a exportação dos produtos lácteos para aquele país.
São pelo menos 18 estabelecimentos que já já receberam o sinal verde para exportar ao México. A lista de produtos lácteos autorizada a entrar no mercado é longa e inclui itens como leite em pó, leite UHT, soro de leite, creme de leite, iogurte, manteiga e queijos. Entre as empresas habilitadas estão da Tirolez, Lactalis, Vigor, Polenghi, Schreiber Foods, Cosulati, Nutrifont, Dália e Nova Mix.
A notícia foi comemorada pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). “O México é um grande mercado consumidor e a autorização para exportação é um passo importante, sob a perspectiva de que o Brasil pode ter um destino regular desses produtos”, disse o presidente da entidade, Geraldo Borges.
O México está entre os 10 principais parceiros comerciais brasileiros. No ano de 2020 foram exportados para o México US$ 3,8 bilhões. Entre os produtos do agronegócio, entre os mais exportados, estão soja, milho, café e madeira.
Publicado por: Cloe Desirée Juarez Fonte: AGROLINK Autor: Eliza Maliszewski
Comentários