Buscar
  • Fischer Comunicação

Loja Física da Queijo d'Alagoa-MG reabre após 125 dias


Desde o dia 20 de março fechada, a loja física da Queijo d’Alagoa-MG reabriu no dia 25 de Julho às 10 horas da manhã, depois de 125 dias em quarentena, seguindo os protocolos do Programa Turismo Responsável do Ministério do Turismo e atendendo todas as determinações da flexibilização do decreto municipal.


Aniversário sem Festa


O estabelecimento comercial é a primeira loja da cidade especializada em Queijo Artesanal Alagoa e foi inaugurada em 1º de Abril de 2017. Durante a pandemia a loja completou 3 anos e nem foi possível ter comemoração, pois as portas estavam fechadas.


Pioneirismo


A Queijo d’Alagoa-MG nasceu em novembro de 2009 para ajudar o Sô Batistinha, um produtor de queijo que estava em apuros. A pessoa que comprava seus queijos pagava um preço pífio e insuficiente para a continuidade das atividades. Dona Clarice, que era amiga da Dona Chica, esposa do Sô Batistinha, pediu para seu filho, Osvaldo Martins de Barros Filho, ir lá fazer uma visita.


Osvaldo foi até no bairro do Rio Acima e voltou inconformado com a situação pensando numa forma de poder ajudar. "Foi por Deus. Me veio uma voz na cabeça: - Vende queijo pela internet! Pensei: Meu Deus, eu tô ficando louco! E a voz repetiu: - Vende queijo pela internet!" conta Osvaldo, que fez uma pesquisa na internet na época e não encontrou ninguém que atuava neste ramo, procurou o SEBRAE Minas que apoiou a ideia e os Correios para transportar as encomendas.

Revolução Social


Nos primeiros dois meses o alagoense conseguiu vender apenas três queijos. Segundo os Correios, atualmente é o contrato de postagem da Queijo d’Alagoa-MG que mantém a agência postal aberta na cidade. Todo trabalho realizado deste 2009 tem contribuído para gerar uma revolução social no município: valorizando o produtor, agregando valor ao produto, aquecendo a economia local, fomentando o turismo e preservando a história, cultura e tradição.


A loja física nasceu depois que o site foi ganhando corpo. O número de seguidores nas redes sociais foi crescendo, bem como o interesse em conhecer Alagoa. Daí foi necessário ter um ponto físico na Rua José Luiz de Siqueira, 352, no Centro de Alagoa-MG para receber os visitantes e também a criação da Rota do Queijo e do Azeite. A loja física foi reaberta dia 25 de Julho, já o roteiro voltará a ser operado em breve.


Queijos Premiados

Quem visitar a loja nos próximos dias vivenciará a experiência de provar um dos melhores queijos do mundo e o melhor queijo artesanal de leite cru do Brasil! A Queijo d’Alagoa-MG oferece aos visitantes degustação de queijos premiados no Mondial du Fromage na França: o Queijo Alagoa Pequena produzido pelo Sô Márcio é Medalha de Prata na edição 2019 em Tours e também do Alagoa Fumacê, medalha de ouro no Mundial do Queijo no Brasil na edição 2019 em Araxá-MG.


Não saia da loja enquanto não provar o Queijo Faixa Dourada, Super Ouro no III Prêmio Queijo Brasil, eleito o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil. É necessário ter sorte, pois este queijo tem fila de espera de 30 dias. Mais sorte ainda se conseguir provar o Queijo do Coronel, fila de espera de 6 meses, Medalha de Ouro no IV Prêmio Queijo Brasil e Top 5 pela Revista O Globo, eleito um dos melhores queijos do Brasil.

Criado durante a Pandemia


Os primeiros 15 dias da pandemia foram caóticos. Loja fechada. Clientes revenda cancelaram os pedidos. A visita de turistas foi suspensa pelo decreto municipal. As vaquinhas não pegam coronavírus e continuam dando leite todos os dias. E as famílias parceiras da Queijo d’Alagoa-MG continuaram fazendo queijos todos os dias também.


Como os queijos começaram a ficar acumulados nas prateleiras o jeito foi inovar. Um lote de queijos recebeu uma película de carvão vegetal para reter a umidade do queijo e proporcionar uma maturação incrível. Assim nasceu o Queijo Pérola da Mantiqueira! As cunhas já estão quase todas esgotadas.


Outro queijo recém-lançado foi o Queijo do Eli. São produzidas apenas 08 peças por dia no pé da Serra do Condado colaborando para mais uma família escoar sua produção.


SOS Queijo d’Alagoa-MG


Osvaldo também criou a Campanha S.O.S. Queijo d’Alagoa-MG onde pedia para os internautas optarem por comprar pela internet. Os Chefs de Cozinha Guga Rocha, Carlos Bertolazzi e Flavinha Quaresma, Roberta Sudbrack manifestaram apoio nas redes sociais, bem como celebridades como Ronaldo Fraga e Marcelo Tas também abraçaram a causa.


"Primeiramente rendemos graças a Deus por estarmos conseguindo atravessar esta pandemia. Não tem sido fácil. Estamos trabalhando muito pra dar conta de tudo. Não podemos deixar de agradecer todos nossos clientes que tem manifestado um apoio fundamental e colaborando pra tudo isso acontecer" finaliza Osvaldo.


As informações são da Assessoria de Imprensa Queijo de Alagoa.


4 visualizações

Vendas e informações

11 2730 0522

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

Quero expor

MAPA DO SITE