Buscar
  • Fischer Comunicação

Leite: Vou produzir mais leite cruzando vacas F1 Caracu x Nelore com tour gir?


O criador Kleyson Almeida, que tem propriedade em Divinópolis, em Minas Gerais, quer saber se vai aumentar a produção de leite com seu rebanho cruzando uma vacada meio-sangue Caracu x Nelore com touro Gir.


Foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, quem respondeu a dúvida.


“Nós temos duas raças de corte dentro dessa sua novilha. Então eu vou usar agora o tricross, que é colocar uma terceira raça. O Caracu teve uma adaptação de 40 anos no Brasil, é um animal rústico, resistente a carrapato, um animal que tem casco escuro, casco que dura muito. E na outra parte você tem o Nelore, que é o sucesso que é no Brasil, uma raça rústica, que também é muito resistente a ecto e endoparasitas. Essas duas raças são focadas para corte”, apresentou.


O zootecnista projetou o resultado do cruzamento com a raça zebuína. “O Gir viria muito bem, mas eu pegaria duas posições zebuínas dentro desse cruzamento. E aí, se for usar o Gir, você teria que usar o melhor touro com habilidade para produção de leite. Nós temos duas provas que vão identificar isso pra você – o Programa Nacional de Melhoramento Genético da raça Gir Leiteiro, que é pela Embrapa e ABCGil, e o Programa de Melhoramento Genético da raça Leite Max, que é da ABCZ. Você vai escolher touros que estão na cabeceira, nos top 1% para produção de leite, para poder incluir essa característica cada vez mais nessa sua novilha”, ponderou.


Marquez, entretanto, recomendou que o criador use outra raça. “Eu iria me aventurar em um outro cruzamento, o cruzamento com a raça Holandês. […] Outra opção que eu daria é você pegar um touro da raça Holandês, também com informação para produção de leite. Aí você vai olhar o PTA Leite (Predicted Transmission Ability, a Habilidade de Transmissão Prevista, em tradução livre, ou a capacidade de um reprodutor transmitir uma característica para sua progênie) desse touro, que deve estar acima de 1500 a 2000 libras. A prova do Holandês é feita em libras e a prova do Gir Leiteiro é em quilo. Libra é a mensuração de peso nos Estados Unidos. Então quanto mais libras, melhor. Aí você vai escolher um animal Holandês acima de 2.000 libras para colocar nessa sua novilha cruzada e aí, sim, a gente pode esperar criar um animal com boa produção de leite”, sustentou.


Fonte Giro do Boi



1 visualização0 comentário

Vendas e informações

11 2730 0522

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

Quero expor

MAPA DO SITE