A Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred) realizou oficialmente a inauguração de seu laticínio em evento realizado durante a tarde de quinta-feira, 12. Centenas de pessoas acompanharam o pronunciamento de autoridades e o descerramento da fita inaugural, seguidos de um “tour” pela indústria localizada na linha Manfio, às margens da ERS-150, em Frederico Westphalen.
No total, é estimado o processamento de 100 mil litros de leite por dia no laticínio, produto este adquirido de produtores da região. Conforme o exposto pela Cotrifred, foram investidos R$ 11 milhões para que a fábrica iniciasse as atividades, empregando diretamente cerca de 60 pessoas nesta primeira fase. Inicialmente serão fabricados produtos como ricota, nata e queijos dos tipos muçarela, prato e colonial, além de serem comercializados soro de leite e leite refrigerado.
"Coube a nós dar sequência ao trabalho de outras pessoas e trazer o que era uma expectativa muito grande dos nossos associados: a industrialização. A atividade é fundamental na região. Temos muitas pequenas propriedades sendo vocacionadas na produção de leite. No total, a região produz 250 mil litros de leite por dia", observou o presidente da Cotrifred, Elio Pacheco.
Conforme dados repassados pela Emater, há 1.956 produtores de leite nos municípios de abrangência da cooperativa. Destes, 1.200 são associados da Cotrifred. “Nosso potencial é grande para tornarmos uma das maiores indústrias da região”, complementou Pacheco.
Com o ICMS adquirido pela empresa, Frederico Westphalen irá ratear os valores com os municípios de Caiçara, Vicente Dutra, Iraí, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Palmitinho e Pinheirinho do Vale.
As informações são do Alto Uruguai.
Comments