top of page
Rofer Eventos

Instituto realiza encontros virtuais para capacitar produtores de leite


Mesmo com os impactos da Covid-19, o Instituto Luiz Girão, iniciativa da Betânia Lácteos de estímulo ao produtor de leite nordestino, não deixou de realizar ações que gerassem crescimento, formação e informação a esses pecuaristas.

Desde março, as ações de treinamento e capacitação da cadeia estão sendo realizadas por meio de webinars. Até o momento, foram realizados 27 encontros, com mais de 15 mil pessoas tendo visualizado os conteúdos pela internet.

As reuniões online são gratuitas e discutem sobre temas diversos de interesse dos produtores, com conteúdo educativo, orientações e dicas, inclusive financeiras. São workshops com veterinários, agrônomos, zootecnistas, especialistas em biotecnologia leiteira e geneticistas animais, entre outros.

Para David Girão, presidente do Instituto, esta adaptação foi necessária para que as ações tivessem continuidade.

“Apesar de termos sido impactados com essa situação, pois o acesso à internet ainda é falho na área rural, conseguimos levar informação de qualidade a esses produtores e oferecer a assistência de que eles precisavam por meio da internet. Esta também foi uma forma de eles perceberem a importância do investimento em tecnologia, pois é uma ferramenta diária de trabalho”, declarou David.

Para dona Maria Luziene, proprietária da fazenda Lourenzo, em Morada Nova, no Ceará, os encontros online realizados pela Betânia foram muitos positivos: “O aprendizado que mais nos chamou a atenção foi sobre genética de gado leiteiro. Para nós, só acrescentou.”

Os últimos encontros aconteceram em 26 de outubro e 04 de novembro. Em um deles, os produtores puderam tirar dúvidas referentes à pecuária do leite, e, no último discutiram sobre práticas de bem-estar de vacas leiteiras e seus efeitos na produção de leite. Todos contaram com a participação de especialistas como Zootecnista de Leite & Negócios, médico veterinário e engenheiro agrônomo.

O Instituto Luiz Girão é uma iniciativa da Betânia Lácteos que nasceu para dar vida ao propósito da empresa de promover e desenvolver a pecuária de leite no semiárido nordestino de forma sustentável, valorizando e proporcionando perspectivas melhores aos produtores de leite.

Presidido por David Girão, o Instituto atua diretamente em ações como: a melhora da qualidade do leite, o incentivo ao uso de tecnologia no campo, o planejamento forrageiro e reserva alimentar, microcrédito, assistência técnica e de gestão da fazenda, garantia de compra de toda a produção e a escola do Leite para formação de mão de obra qualificada.

A escolha do nome do Instituto é uma homenagem a Luiz Girão, o fundador da história do lacticínio Betânea Lácteos, fundada em 1971 em Quixeramobim (Ceará). A concepção do Instituto foi inspirada no sistema de ODS da ONU, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, sobre o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades.

A Betânia Lácteos conta com seis fábricas no Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de doze centros de distribuição. Maior indústria de lácteos do Nordeste e líder em leite UHT na região, com 41% de share e vice-líder em iogurtes, movimenta uma cadeia produtiva 100% de origem local.

São mais de 3.500 famílias produtoras de leite, em cerca de 130 cidades do sertão nordestino, nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe. Atualmente, a Betânia Lácteos possui mais de 2 mil colaboradores e está presente em 57 mil pontos de venda.

Possui uma linha de produtos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite em pó, creme de leite e leite condensado. A companhia tem orgulho de sua origem, de valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.

Comments


bottom of page