Buscar
  • Fischer Comunicação

Gestão de qualidade nas indústrias de laticínios: qual a importância?


Para toda organização que tem por objetivo manter-se competitiva no cenário industrial e se alinhar às mudanças tecnológicas, a gestão da qualidade é um requisito crucial. Afinal, ela é a grande responsável por preservar a satisfação dos clientes, impactando também nos colaboradores, fornecedores e parceiros.


Dessa forma, investir em melhorias contínuas nos processos, oferecer um produto ou serviço superior e atender às necessidades de seus clientes são fatores que afetam na qualidade do negócio e proporcionam resultados excelentes.


Neste artigo, falaremos especificamente da gestão de qualidade das indústrias de laticínios — um setor que necessita de atenção em todas as suas etapas da cadeia produtiva. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!


O que é e como funciona a gestão de qualidade na indústria de laticínios?

Primeiramente, a gestão da qualidade é uma metodologia estratégica que proporciona uma visão sistêmica da empresa. Isto é, são ações voltadas para o controle de processos organizacionais, desde gestão de pessoas, dados e até mesmo finanças, que possibilitam a melhoria de produtos e serviços, garantindo a satisfação dos clientes.


No setor de alimentos, a gestão da qualidade é uma forma de atender às necessidades dos consumidores por meio de um produto seguro e responder às exigências do mercado. Afinal, um alimento contaminado ou vencido, por exemplo, pode afetar a saúde e resultar em problemas judiciais — situação que pode acabar com a reputação da marca.


Dessa forma, o controle da qualidade nas indústrias de laticínios torna-se relevante para a criação de processos mais seguros e envolve uma boa estrutura em laboratórios, equipamentos modernos, cadeia de transporte eficaz, mão de obra capacitada, entre outros.


Quais as suas etapas?

De modo geral, a gestão de qualidade é focada no investimento de métodos que ajudem a melhorar os resultados, reduzir o tempo de tomadas de decisão e solucionar problemas. Para isso, algumas etapas são necessárias no processo de implementação:


diagnóstico da gestão da qualidade;

levantamento de necessidades e planejamento do sistema;

desenvolvimento do projeto;

implantação;

auditoria de certificação.

No caso das indústrias de laticínios, as atividades básicas do sistema de gestão da qualidade podem ser divididas levando em consideração o controle da qualidade da matéria-prima, do processo, do produto final, do transporte, da distribuição e da venda do produto final.


Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por definir quais os itens que precisam passar pelo controle de qualidade e determinar os processos necessários para que os produtos sejam manipulados, preparados e armazenados de modo seguro até chegarem ao consumidor final, mantendo sempre a adequada higiene.


Qual a importância desse conceito para esse setor?

Tendo em vista as características abordadas, a gestão da qualidade nas indústrias de laticínios é imprescindível, uma vez que, por se tratar de alimentos, pode refletir diretamente na saúde dos consumidores. Além disso, ela permite a evolução eficaz das organizações, conquistando a satisfação total e a melhoria da qualidade de vida dos clientes.


É importante destacar que contar com o auxílio de uma gestão eficiente da qualidade garante diversos benefícios no processo produtivo, como: segurança alimentar, satisfação dos clientes, padronização na gestão, preservação da qualidade dos alimentos, eliminação de perdas desnecessárias, aumento da lucratividade e mais rapidez no processo produtivo.


A utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) em toda a produção alimentícia é essencial para o controle de todos os processos, já que é possível reduzir riscos tanto para os colaboradores quanto para os consumidores.


E não se esqueça de usar a tecnologia a seu favor no acompanhamento dos processos produtivos, que se torna necessária para o monitoramento dos resultados, identificação e correção de possíveis falhas. Tudo isso, sem dúvida, gera impactos positivos nos resultados do negócio.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vendas e informações

11 2730 0522

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

Quero expor

MAPA DO SITE