Buscar
  • Forlac

Embrapa e Chesf inauguram Unidade de Beneficiamento de Leite em Casa Nova-BA


A Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), em parceria com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), inaugurou na última quarta-feira (18) uma Unidade de Beneficiamento de Leite no Sítio Novo Socorro, município de Casa Nova-BA. Denominada ‘Bolos e CIA do Sítio’, a Unidade faz parte do plano de ação dos projetos Lago de Sobradinho e Eólicas de Casa Nova, e vai beneficiar os membros da Associação de Pequenos Produtores do local.


Além do espaço físico, a unidade foi entregue totalmente equipada com materiais e acessórios, como freezer, mesas, estantes, fogão industrial, batedeira planetária, panelas, formas, espátulas, entre outros utensílios necessários para o desenvolvimento das atividades na ‘Bolos e CIA do Sítio’. Os projetos também proporcionaram às mulheres da Associação participarem de cursos de capacitação sobre uso e boas práticas de beneficiamento do leite.

Para o gestor da Chesf, Rodolfo de Sá Cavalcanti, foi grande a alegria e sensação de dever cumprido pela inauguração dessa importante iniciativa, que busca melhorar a qualidade, eficiência e a gestão dos produtos já produzidos pelas mulheres da região. ‘É uma forma de empoderar e valorizar o trabalho feminino deste município", afirma.

A felicidade também foi compartilhada pela produtora Francikelly Reis de Souza. Ela acredita que haverá um aumento na procura dos produtos com a unidade de beneficiamento. “Antes, era necessário sair de porta em porta para vender os bolos, biscoitos, doces e salgados, agora os clientes buscam direto com a gente. Nossa produtividade aumentou porque temos os equipamentos adequados, fomos capacitadas e eles confiam mais no que estão consumindo, sabendo que o ambiente em que trabalhamos tem um maior controle de qualidade”.

O pesquisador Rebert Coelho Correia, coordenador dos projetos, também ressalta a importância desse processo. “Essa unidade é uma oportunidade de gerar emprego e renda, possibilitando aprendizado e estrutura para que as mulheres da Associação consigam produzir alimentos com qualidade e seguindo as boas práticas de fabricação", completa.

Os projetos

Os projetos 'Eólicas de Casa Nova’ e ‘Lago de Sobradinho’ se encerram em 12 e 28 de dezembro deste ano, respectivamente, e já beneficiaram juntos, direta e indiretamente, mais de 14 mil produtores rurais no estado da Bahia. Os dois programas vêm proporcionando a transformação social por meio de um conjunto de atividades voltadas para melhoria da qualidade de vida dos pequenos agricultores e pescadores da região.

Ao longo de 10 anos de projetos, foram executados vários planos de ação, com repasse de tecnologias da Embrapa para o aperfeiçoamento de cultivos, incentivo a fruticultura, produção de leite, recuperação de mata ciliar, manejo da Caatinga, criação de bovinos, caprinos e ovinos, apicultura, piscicultura, beneficiamento de frutas, mandioca, carne e leite, além de diversas capacitações, cursos, dias de campo, visitas técnicas e distribuições de sementes, mudas e fertilizantes.

Por meio das tecnologias e conhecimentos transferidos, os agricultores estão sendo capazes de reduzir os custos e aumentar a produtividade em suas áreas, melhorando a qualidade dos produtos gerados e garantindo maior inserção e competitividade no mercado regional.

As informações são da Embrapa.

1 visualização0 comentário