Durante o dia desta quinta-feira, 19, a Cooperativa Languiru reuniu associados em Teutônia/RS (pela manhã) e em Venâncio Aires/RS (à tarde, no Agrocenter), e profissionais do Departamento Técnico da cooperativa apresentaram programas de incentivo ao produtor de leite. O destaque foi para o Programa Mais Leite Entressafra 2020.
A cadeia produtiva do leite enfrenta oscilações constantes. Considerando essa realidade e com o intuito de valorizar o empenho dos produtores de leite associados à Languiru, a cooperativa institui o Programa Mais Leite Entressafra 2020. Além de oferecer benefícios pelo incremento na produção leiteira, o programa ainda busca potencializar o aproveitamento da capacidade instalada na Indústria de Laticínios da Languiru, em Teutônia. “Pretendemos reduzir a queda de produção nos meses de entressafra, concedendo pagamento adicional para a evolução da média mensal do período”, resume o gerente de fomento do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Mauro Aschebrock.
Funcionamento
A Languiru compreende que a produção da entressafra é menor que no período da safra (outubro, novembro e dezembro de 2019 e janeiro de 2020). O que a cooperativa propõe é um desafio para atenuar a queda da produção nesse período de entressafra (março, abril, maio e junho de 2020), na prática aceitando que ela equivalha a 80% da média do período da safra. O produtor que entregar volumes acima dos 80% da média produzida no período da safra recebe bônus de R$ 0,30 para cada litro excedente.
Este benefício será pago em cota única na forma de vale-compras nos Supermercados Languiru, lojas Agrocenter Languiru e Fábrica de Rações. Somente terá direito ao bônus o produtor que estiver entregando a sua produção de leite até a data do pagamento. “O que importa é a média mensal de todo período. Se em algum mês a produção não registrar evolução, no próximo é possível recuperar. O foco está em reduzir a queda de produção no período de entressafra”, explica Aschebrock.
Queijaria
Projeto de construção de uma queijaria está na pauta de investimentos da Languiru. A unidade será instalada em área localizada ao lado da Indústria de Laticínios, em Teutônia. Para atender à demanda de volume de produção, o presidente Dirceu Bayer, anuncia a necessidade de incremento da matéria-prima. “Precisamos produzir em torno de 100 mil litros de leite a mais por dia em 2020 para que possamos dar andamento ao projeto de queijaria da Languiru”, adianta.
As informações são da Folha do Mate.
Comments