Buscar
  • Forlac

Com nova fábrica, Cooperativa de Laticínios Selita vai dobrar captação de leite no ES


A Cooperativa de Laticínios Selita vai inaugurar um novo parque industrial em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Com a nova fábrica, na localidade de Safra, a empresa pretende dobrar a captação de leite junto aos produtores rurais associados para 850 litros por dia.


A fábrica atual, no bairro Campo Leopoldina, será desativada e o destino do imóvel ainda será definido. A atual sede da cooperativa foi construída em 1977. Para o novo empreendimento, que começou a ser construído em novembro de 2017, foram investidos R$ 130 milhões. Segundo a cooperativa, as instalações, mais amplas e modernas, devem diminuir custos e aumentar a eficiência. A capacidade instalada de recepção de leite será até 850 litros de leite/dia – 450 a mais do que o limite atual.


Inicialmente, segundo a Selita, serão ofertadas oportunidades de crescimento para a equipe do atual quadro de funcionários. A cooperativa possui atualmente 450 colaboradores diretos e mais de 10 mil pessoas envolvidas indiretamente em toda a cadeia produtiva.


Novo parque industrial da Selita - Para o presidente da Selita, Leonardo Monteiro, a nova indústria é um marco na história da cooperativa. “Esse novo parque vai possibilitar uma redução significativa nos custos, porque a atual fábrica está com custos elevados. Além disso, vai gerar com os novos equipamentos e com a estrutura mais moderna, mais produtividade e eficiência em todos os processos”, explica. Durante a construção foram gerados mais de 500 empregos, compreendendo as várias etapas como terraplanagem, edificação e montagem.


Mercado - A cooperativa é formada por mais de 1,8 mil cooperados, que estão localizados em 51 municípios entre o Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A maior parte dos cooperados, cerca de 90%, está no Espírito Santo. Com a nova estrutura, a intenção da cooperativa é melhorar a remuneração dos cooperados, diminuir os custos de produção e aumentar a competitividade no mercado de lácteos.

Atualmente, a Selita comercializa no Espírito Santo, parte do Rio de Janeiro e Sul da Bahia. A empresa tem um portfólio com cerca de 85 produtos, entre a linha de leite UHT, diversos tipos de queijos, iogurtes, requeijão, manteiga, doce de leite, creme de leite, entre outros.


As informações são do A Gazeta, Beatriz Caliman. Foto: Renan Calabrez.


12 visualizações0 comentário