Buscar
  • Forlac

Após o festival do queijo, soledade se prepara para aumentar a produção de leite e laticínios


Cerca de um mês após a 1ª Festa do Queijo, o município de Soledade prepara-se para aumentar a bacia leiteira e, com isso, poder produzir mais leite – de vaca e cabra – e também aumentar a produção de lacticínios. Na semana passada, o prefeito da cidade, Geraldo Moura Ramos, reuniu-se com representantes de associações e entidades que podem ajudar nesse processo.


O encontro contou com a presença de representantes de 15 associações, além de membros da Companhia Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização da Terra (Empaer), do Sebrae e do Projeto Cooperar, que implementa políticas e programas de desenvolvimento rural sustentável. Na reunião, foi definido que a gerência criará um projeto para incentivar a produção de leite de cabra e apresentá-lo às associações.


Segundo o prefeito, é necessário buscar estratégias para viabilizar o aumento dos laticínios. Soledade se destaca pela produção de queijo e laticínios e o potencial pode ser explorado, garantindo geração de renda e emprego para os trabalhadores independentes que vivem do leite. “Entendemos que para que o crescimento ocorra, são necessários investimentos e apoio. Nesse sentido, buscamos parcerias e apoio para promover essa melhoria em nosso processo produtivo, beneficiando aqueles que trabalham diretamente com isso e também fortalecendo essa característica de nossa cidade”, ressaltou.


Potencial – O município possui o 4º maior rebanho caprino da Paraíba, com 23.144 animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que potencializa ainda mais a produção leiteira na região. Para isso, a cidade tem 15 associações de produtores.


Festival do Queijo – A primeira edição do Festival do Queijo em Soledade decorreu este ano, em Setembro, mês de comemoração dos 136 anos da cidade. O evento incluiu treinamento e exposição de queijo, festival gastronômico temático, com 15 pratos à base de queijo de cabra ou queijo de vaca criados para a festa; bem como apresentações e visitas de um grupo de jornalistas. O Festival é realizado pela Prefeitura com apoio do Governo Federal, Sebrae e Pbtur.


Fonte: Edairy News


2 visualizações0 comentário