Em um país como o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes em um território com dimensões continentais, o pequeno varejo assume papel fundamental na distribuição de alimentos, bebidas e outras categorias essenciais.
Essa situação ficou notória durante a pandemia causada pela Covid-19, pois os consumidores priorizaram os pequenos comércios por estarem na vizinhança e nutrirem um relacionamento mais próximo.
No entanto, o pequeno varejo é um dos setores que mais sofre com a crise atual. Em julho do ano passado a “Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que pouco mais de 145 mil varejistas já haviam encerrado as atividades por dificuldades provocadas pela pandemia.
Esse é um número importante que demanda esforços, inclusive da cadeia de alimentos e bebidas, para assegurar que esse cenário não piore ainda mais e que ao menos retorne ao patamar anterior.
Relação com a indústria
Justamente por ser fundamental para comercialização de alimentos em todo o Brasil, o pequeno varejo também é de extrema importância para as indústrias que desejam alcançar todas as regiões do país. É o caso da Nissin Foods do Brasil, em que os pequenos varejistas representam cerca de 70% da cobertura da marca. Chegar até eles é uma parceria com os distribuidores que se encontram em todo Brasil.
Isso significa que assegurar o abastecimento dos produtos para esse canal, estabelecer parcerias e ações próprias para os pontos venda são iniciativas que podem ser tomadas pela indústria para apoiar o desenvolvimento dos comércios locais e do setor.
Nesse cenário, destacam-se os materiais de merchandising diferenciados e customizados, o atendimento de qualidade com um time bem treinado que saiba valorizar a parceria com o dono do varejo e que respeite as demandas do público consumidor de cada região.
Outro ponto importante para a indústria chegar aos comércios locais é garantir a qualidade da distribuição. Dessa forma, se faz necessário ter parceiros que entendam a importância do pequeno varejo para a indústria e a sociedade, atuando como uma ponte segura e de mão-dupla para os canais. Ou seja, os distribuidores, assumem um papel fundamental nessa relação.
Novas estratégias
Durante a pandemia, outra estratégia de apoio mútuo entre indústria e o pequeno varejo se destacou: a digitalização do canal B2B2C, na qual os grandes produtores podem criar e-commerces próprios ou até marketplaces em parceria com os pequenos comércios para atrair os consumidores finais.
Obviamente, um projeto robusto como esse precisa ser bem pensado e executado para evitar conflito de canal. Porém, é possível começar gradualmente e escalonar o negócio após alguns meses, garantindo o suporte e a digitalização do pequeno varejo.
Seja durante a pandemia ou no pós-pandemia, os comércios locais continuarão a ser de suma importância para as indústrias e para os consumidores, por isso é o momento de entender as dores desses pequenos comerciantes e ajudá-los a superar os obstáculos da atual crise.
As informações são do Novarejo, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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